terça-feira, 27 de agosto de 2013

Visita de nossas professoras à Sala São Paulo


A Sala São Paulo foi inaugurada em 1999, na antiga sede da estrada de Ferro Sorocabana (de 1938), patrimônio histórico de São Paulo.
A antiga estação de trens, ainda em funcionamento, guarda a memória dos tempos áureos da política cafeeira e das transformações que a cidade sofreu desde o princípio do século passado.
 
Um edifício monumental, mas parcialmente inacabado devido a crises financeiras mundiais, foi escolhido para se transformar na sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
 
O projeto de restauro foi concebido para adequar o espaço ao novo uso e preservar a arquitetura original. Onde antes havia um antigo jardim interno, com colunas em estilo grego, medidas e proporções ideais, foi encontrado um espaço de grande potencial acústico, devidamente convertido em sala de concertos.
 
O forro acústico móvel, composto de 15 painéis independentes no teto, permite a alteração do volume no interior da sala, ajustando a acústica de acordo com cada apresentação – desde pequenas formações de câmara e corais até conjuntos orquestrais de grande porte.
 
Cada item da Sala São Paulo foi desenvolvido para torná-la uma das melhores e mais belas do mundo. Lá, história, tecnologia e arte coexistem em harmonia.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Brincando se aprende - Infantil I C




Brincando se aprende
 
 
Parte da alegria de brincar está na alegria de construir o brinquedo.
 

Quem brinca sabe que a alegria se encontra precisamente no desafio e na dificuldade.

Brinquedo é qualquer desafio que a gente aceita pelo simples prazer do desafio sem nenhuma utilidade.
 
São muitos os desafios: à nossa paciência e à nossa capacidade de reconhecer padrões. 

Estimular a criatividade como elemento de auto expressão, a construção do conhecimento que inclui necessariamente as ideias de descobrir, de inventar, de redescobrir e de criar.

 
Alunos do Infantil I C das professoras Lucília e Roseli, sala vermelha da tarde.

Brincando de quebra-cabeças no Infantil I D




No processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, percebe-se a importância dos quebra-cabeças no desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos. Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que este brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho psicológico.

Alunos do Infantil I D das professoras Maria Amélia e Luciana, sala verde.

Pular corda - Infantil I B




Pular corda é uma atividade naturalmente utilizada pelas crianças. Mas, além dos aspectos lúdicos, pular corda proporciona uma série de aprendizados para aperfeiçoar as habilidades motoras, desenvolver o equilíbrio, a coordenação espaço-temporal e as capacidades físicas. O movimento leva a criança a desenvolver-se com grande alegria e muuuuuita energia.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O Infantil II A conhecendo os instrumentos musicais



O que se espera desta atividade é que a criança tenha a oportunidade de experimentar diversos instrumentos, ritmos e sons, e que este contato provoque um contágio saudável, permitindo à criança o prazer de ingressar no mundo da música.
Alunos do Infantil II A da professora Patrícia Costa, sala laranja, período da manhã.

Infantil II C dançando ao som de Vivaldi



Baseado na proposta do projeto anual da escola, os alunos do Infantil II C, das professoras Maria Helena e Luciana, tiveram a oportunidade de conhecerem alguns compositores de música clássica, sua biografia e obras.

A cada compositor apresentado, os alunos fizeram diferentes atividades com a sua música.

Uma das atividades realizadas com a música “As quatro estações” do compositor Antônio Lucio Vivaldi foi a dança com bexigas, onde os alunos puderam explorar os diferentes ritmos que a música propõe através dos movimentos corporais.

Teatro de fantoches no Infantil II E



Os alunos do Infantil II E das professoras Luciana e Mariângela, através da organização do espaço, tornando-o acolhedor, da valorização da livre expressão e, a sensibilização dos alunos, produziram apresentações livres.

Utilizamos o palco juntamente com a manipulação de fantoches. Estes últimos, em sua maioria, foram compostos de animais e figuras humanas, os quais foram muito explorados através de conhecimentos adquiridos e prévios sobre os animais, músicas e folclore.

Os alunos espontaneamente cantaram músicas, reproduziram parlendas e recontaram histórias.

Foi uma atividade prazerosa que visou o desenvolvimento do potencial criador e ampliou as possibilidades de comunicação e troca de experiências.

Bolhas de Sabão no Infantil I D



Na Educação Infantil a brincadeira é um conteúdo importante.

Além de se divertirem ao brincar com bolhas de sabão, as crianças elaboraram diferentes hipóteses sobre a formação das bolhas, a força do sopro, etc.

Alunos do Infantil I D das professoras Maria Amélia e Luciana, sala verde, período da tarde.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Brincando de pé de lata no Infantil II D


A brincadeira ajuda na concentração , criatividade, autonomia, resolução de conflitos e isso auxilia na aprendizagem.
Estes são os alunos do Infantil II D das professoras Marissandra e Edna, da sala azul no período da tarde brincando de pé de lata.

Música Clássica no Infantil II B




Os alunos do Infantil II B, sala azul, das professoras Maria do Carmo e Marissandra, conheceram o compositor Johann Sebastian Bach através do livro “Bach” da Coleção Folha, que conta a história deste ilustre músico.

Em seguida, a professora colocou o CD com músicas para os alunos escutarem e propôs diferentes atividades tais como: escutá-las de olhos fechados, dançar, brincar ao som das mesmas, desenhar e pintar enquanto ouvem a música clássica.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Pintura com guache no Infantil I E


 
Essa atividade é uma das mais usadas na Educação Infantil, através dela as crianças expõem sua criatividade, suas emoções, sua atenção e concentração. Desperta o interesse e a curiosidade delas por misturarem as tintas e assim descobrirem novas cores e dessa forma aguçarem sua imaginação para criação de verdadeiras obras de arte. 
 
Infantil I E das professoras Patrícia Costa e Lucília, sala laranja no período da tarde  
 
 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Nossa homenagem aos pais

Painel confeccionado por nossos alunos em homenagem a todos os pais da EMEI Cora Coralina.